5 coisas que o profissional de Rede Social não quer ouvir - Marcelo Fradim
Como Transformar O “Eu Gostaria” em “Eu Fiz Acontecer”.
09/01/2015
10 Princípios do Sucesso
16/01/2015
Exibir tudo

5 coisas que o profissional de Rede Social não quer ouvir

Profissionais  de mídia social são um novo plano de carreira no mercado, e de fato uma nova plataforma online. Muitas pessoas simplesmente não entendem o que faz esse profissional, especialmente as gerações mais antigas. Hora e meia me deparo com um profissional de mídia social explicando, para aqueles que não são tão bem versados nesta área, quais são as suas atribuições.

Admito que, por vezes, chega a ser engraçado… Mas vou dar um “Help” e mostrar o que não se deve dizer a um profissional de Redes Sociais por simples falta de conhecimento…

 

Eu realmente não acredito em mídia social.

Bem-vindo a 2015. Se você ainda não vê a mídia social, então você está vivendo no passado meu amigo. Alguns estudos de caso do Google mostram claramente como a mídia social tem causado impacto sobre as empresas, a comunidade, o mundo, e como ele mudou completamente a forma como nós mesmos, empresas, governos e os consumidores interagem e se comunicam. Então me diga que você não acredita na mesma. Ainda não está convencido? Assista a este vídeo.

 

O que você faz o dia todo?

Ahhhh…  eu só sento e olho para a tela do computador!

Sério? O que você faz todos os dias? O gerente de mídia social ou comunitária tem um conjunto de responsabilidades como qualquer outra pessoa tem em sua posição profissional.  As atribuições vão do monitoramento da comunidade online, a oferecer serviços aos clientes, o desenvolvimento e busca de conteúdo para compartilhar e interagir com sua comunidade, criação, etc.. etc e tal.

O Cliente tem uma reclamação? Para onde você acha que eles vão primeiro… vão para a mídia social! O Cliente tem uma pergunta? Eles vão para a mídia social. O Cliente tem um elogio? Eles vão para a mídia social.

As pessoas pagam por isso? Os meus filhos poderiam fazer isso…

Sim seus filhos estão nas redes sociais, na verdade todo mundo está, ou seja, o seu mercado-alvo é, provavelmente, sobre mídias sociais, então sim, eles noss pagam por isso!

Preciso realmente dizer algo mais?

Você faz tudo tornar-se viral?

Me pedir para fazer tudo se tornar viral é como o planejamento para uma história nacional de notícias. Ninguém pode planejar o seu conteúdo para se tornar viral e ser compartilhado entre todos no mundo online. Tudo o que você pode fazer é planejar o seu conteúdo para ser compartilhado, envolvente e original e, esperar que ele “pegue”. Então, me pedir para torná-lo viral é como pedir ao cara de TI para invadir o computador de todos no mundo, ou a pessoa do financeiro para “encontrar” milhões dólares escondido entre suas finanças.

O que acontece quando as Redes Sociais não existirem mais?

O que acontece quando um contador não existir mais? O mundo está em constante evolução…e, Sim, você pode pensar que certas posições vão ser sempre necessárias mas a algum tempo atrás as pessoas costumavam pensar que, a única maneira de reservar uma viagem, era através de um agente de viagens, agora veja como a tecnologia mudou isso.

A realidade é que, com os avanços tecnológicos, não temos ideia de onde vai chegar qualquer profissão no futuro. Podemos ser todos substituídos por robôs, quem sabe? Então, pare de se preocupar apenas com os agentes de mídia social… aproveite que eles existem e saiba ser estratégico nas suas próximas ações.

Você é um gerente de mídia ou comunidade social? Conte pra gente quais as perguntas que mais fazem seu sangue ferver….

Deixe uma resposta