A desaceleração do crescimento da China, da Índia e do Brasil, a estagnação econômica mundial, os riscos deflacionários e todo o desemprego na Europa… é recessão no Japão, sanções contra a Rússia e Irã, as guerras que se espalham mundo afora e junte a isso as epidemias e drásticas mudanças climáticas. É a pintura de um cenário nada favorável. Se formos falar em economia mundial, ela já enfrentava uma profunda instabilidade em 2014…mas quando paramos e analisamos o que está acontecendo na economia brasileira só nos cabe uma pergunta:
– Que porra é essa Brasil?
Quem assistiu a queda do preço do petróleo ainda pode não ter percebido mas, o custo de extração do petróleo brasileiro nas reservas do pré-sal já está a beira de se tornar inviável. Junte a isso tudo todo o escândalo do petrólão que deverá levar ainda um bom tempo para ser mastigado e digerido (pizza) que será fichinha perto do que pode representar esta queda dos preços…situação que já está causando a queda nos preços de combustíveis mundo a fora… ops, por aqui não até que paguemos o preço da “maquina” que nos administra.
Daí paro, penso e pergunto:
Aonde iremos parar? Ou melhor: Quando iremos parar com tudo isso?
O Brasil está absolutamente fora de controle, desgovernado, em todos os sentidos. Os preços relativos de qualquer produto, na comparação com o resto do mundo, estão mais elevados por aqui.
Está tudo errado, porém pra muita gente, parece tudo certo… A inércia é assustadora.
Estamos no país que a vaca tossiu!
Só pra sacanear a Argentina está baixando o preço da gasolina em 5% e no Brasil está voltando a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide tanto para os combustíveis produzidos no País quanto para produtos importados.
Uma coisa é certa, a matriz energética mundial está tomando outros rumos, países estão mudando e investindo pesado em fontes renováveis e menos poluidoras, á Alemanha que não é um país situado em uma região de grande incidência solar, já tornou obrigatório todos os prédios públicos e privados em construção no país, terão que ter energia alternativa solar ou eólica, enquanto isso o Brasil, para variar na contra mão…
Isto não é ainda o fim da história… O tesla já figura entre os carros mais vendidos nos EUA… vem muita mudança por ai… e nós? Continuaremos na ignorância política? Se consolidando como um bloco socialista??? Quero ver onde vai parar essa vaquinha.